Extrair valores de seus documentos

Pesquisa e indexação de documentos

Como utilizar seus documentos físicos

para ajudar na tomada de decisão

Que os dados são os bens mais valiosos que as empresas possuem, não temos duvidas, mas como podemos extrair valores de seus documentos antigos da mesma forma que fazemos com os dados digitais que são utilizados nas tomadas de decisões? Com o uso de técnicas de Inteligência Artificial das áreas de Visão Computacional e também de Interpratação de Linguagem Natural, combinado com o poder da Computação em Nuvem, é possível trabalhar nesta frente dentro da sua empresa.

Imagine ter uma solução similar aos sofisticados sistemas de busca web, como o Google ou Bing, para sua empresa. Sim, é possível permitir busca de um termo e analisar o retorno no formato já conhecido de textos, como também os retornos em imagens, videos, etc. Qualquer coisa que contenha aquele termo de busca será retornado. Seja de escrita em formato digital ou manual. Como também em representação de imagem, será retornado para você. E não é necessário desenvolver do zero esta solução. Você pode utilizar serviços prontos, como por exemplo, a Busca Inteligente e a Mineração de Conhecimento que é oferecido como Serviço Cognitivo.

Extrair valores de seus documentos

A oferta de Busca Inteligente e Mineração de Conhecimento, contudo, encapsula diversas técnicas separadas dos Serviços Cognitivos. Como OCR que recebe um documento que foi digitalizado e transforma em texto, visão computacional para criar legendas automáticas em imagens. A busca fonética permite que se encontre termos, mesmo que digitados errados, mas que tenha uma similaridade em sua forma. Entre outras soluções nativas dos serviços cognitivos…

Um exemplo de uso destas técnicas pode ser encontrado no projeto JFK Files, onde a Microsoft indexou os documentos publicos do caso. O vídeo abaixo explica um pouco do uso destas técnicas, contudo apresentou uma visão macro, utilizadas na construção deste projeto sobre o assassinato do presidente americano.

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.