Uso da Inteligência Artificial no nosso cotidiano

Uso da Inteligência Artificial no cotidiano
Elementos computacionais

Como a Inteligência Artificial está presente

e como isso facilita a nossa vida

Hoje em dia encontramos implementação e uso da Inteligência Artificial no nosso cotidiano, e na grande maioria das vezes, nem percebemos que está acontecendo.

Caminho de casa para o trabalho

Diversas pessoas vão para o trabalho utilizando Uber, 99, Cabify e alguns outros sistemas de motoristas de aplicativos… Temos diversas áreas da IA só neste processo, como o cálculo da rota entre origem e destino para precificar a viagem. Tem cálculo de aproximação ajudando a encontrar o motorista que vai te atender mais rápido. Mas se usar o serviço compartilhado, entáo o aplicativo precisará encontrar um motorista que estará levando um passageiro para um destino próximo ao seu. No sistema de rotas, seja o Waze ou o Google Maps, são apresentadas alternativas em tempo real para que você saia do trânsito mais rápido.

Alimentação

Durante o percurso, você consegue agendar a entrega do almoço pelo iFood, que vai lhe recomendar uma refeição ou restaurantes próximos ao local de entrega da refeição. Essa recomendação, portanto, permite uma melhor experiência do usuário com o app e é realizada por tarefas de sistemas de recomendação, que leva em consideração diversas características para encontrar alguma refeição ou restaurante seguindo o seu padrão de consumo. Mais uma vez, são serviços de Inteligência Artificial no nosso cotidiano.

Divertimento

Durante o expediente, você abre o Spotify para ouvir música música ou podcast enquanto faz suas atividades, e as recomendações que os serviços lhe oferecem é baseado no seu comportamento e tenta cada vez mais trazer algo que vai lhe agradar. Segue o mesmo tipo de sistema de recomendação que explicado sobre o iFood.

A mesma coisa acontece a noite, quando você volta para casa e vai relaxar no sofá assistindo Netflix. De acordo com o seu gosto e perfil, serão recomendados novos filmes, séries, documentários… Tudo isso tem IA por trás!

Férias

Até quando você pensa em agendar uma viagem para suas férias, e entra no Google para procurar um destino que ouviu falar, mas não sabe escrever o nome corretamente. Quando você digitar o nome incorreto, o sistema de busca do Google roda um algoritmo de correção de texto e lhe pergunta se você estava tentando dizer “aquilo”, lhe apresentando a forma certa de escrever. Aí você encontra o lugar das suas próximas férias. Incrível!

Porém o site está em um idioma que você não domina. Ao pedir para o navegador fazer a tradução do site, você conseguirá ler em português e terá sua experiência melhorada… Tanto a correção do texto, quando a tradução automática foi possível através de técnicas de IA implementadas no sistema. Ah, algumas notícias, produtos ou serviços também serão apresentados para você sobre a cultura e conhecimentos do lugar, mesmo que você não tenha diretamente escolhido aqueles itens. Isso é a Inteligência Artificial tentando te ajudar!

Então, com o destino das férias escolhido, você decide comprar um guia de viagem daquele lugar para escolher os melhores passeios a se fazer. Ao acessar o site da Amazon para escolher o livro sobre o seu destino, a Amazon lhe apresenta outros títulos de livros no qual pessoas compraram juntamente com o livro que você escolheu, lhe oferecendo outras oportunidades que poderiam ter passado despercebido por você, mas que são relacionadas à sua compra. Novamente tem um sistema de IA por trás fazendo isso para você!

Em resumo, você pode até não perceber uso da Inteligência Artificial no cotidiano, mas ela está ai!

Evolução do poder computacional para Inteligência Artificial

Acompanhando o texto sobre a história da IA, foi possível ver toda a evolução nestes mais de 75 anos. Porém, quando olhamos o poder computacional nestes anos mais recentes, é possível ver que soluções como GPU ou FPGA, e também os Chips Neurais em celulares, aceleraram esse uso.

Próximos passos…

Dizer sobre o futuro não é simples, e muitas vezes é baseado em pura especulação. Por outro lado, quando se pensa em termos práticos, é possível se preparar para a atender essa necessidade de Inteligência Artificial que o mercado de trabalho está esperando. Eu sou professor em programas de Pós Graduação em duas instituições de ensino em São Paulo, a FIAP e o Mackenzie. Ambas instituições possuem programas de Pós Graduação que podem lhe ajudar a se preparar para atender essas demandas. Convido vocês a lerem as atividades que faço com a FIAP e o Mackenzie, e talvez a gente possa se encontrar em uma sala de aula!

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.