Instalando o R e o RStudio para começar a trabalhar com Data Science

Fala galera, uma das ferramentas [free] mais interessantes e usadas por cientistas de dados é o R. Esta poderosa linguagem de programação criada na década de 70 é usada até hoje por matemáticos, estatísticos e cientistas ao redor do mundo. Com alguns poucos passos você consegue instalar o Framework R e o Rstudio em sua máquina e conseguirá usar todo o potencial de análise e exploração de dados existente nos pacotes criados por desenvolvedores até os dias de hoje.

A primeira coisa a se fazer é acessar o CRAN [The Comprehensive R Archive Network] pra fazer o download do Framework R para seu sistema operacional. Vou fazer pra Windows que é o que uso, mas existe também pra Mac OS ou distribuições Linux. Para isso, acesse o link https://cran.r-project.org/ e procure a área pra download.

Você será encaminhado para a página de download para Windows. Se quiser acessar diretamente, use o link https://cran.r-project.org/bin/windows/base/

A versão pra Windows tem por volta de 64MB… Depois de baixar é só instalar, pode usar as configurações padrão sem problema.

Após a instalação do framework, uma IDE é fornecida mas ela é bem menos interessante de se trabalhar do que o R Studio. Vamos fazer o download e instalação do RStudio para ter produtividade com a ferramenta. Para baixar o RStudio, acesse o link: https://www.rstudio.com/products/rstudio/ e procure o download para desktop [que também é free]. Ao clicar para fazer download da versão Desktop, você será redirecionado para uma nova página, que pode ser acessada diretamente em https://www.rstudio.com/products/rstudio/download/

Após fazer o download, abra e siga as intruções padrão do wizard de instalação. Dentro de instantes o RStudio estará disponível para uso.

Abra a instalação e divirta-se com as possibilidades de análise e exploração de dados!

Compartilhe o post:
RSS
Follow by Email
Facebook
YOUTUBE
YOUTUBE
LinkedIn

Comentários

comments