Data Mining do SQL Server 2014 no Excel 2013

Fala galera, uma forma simples para se começar a trabalhar com mineração de dados é utilizar o Add-In de Data Mining para Excel conectado ao SQL Server. Para isso, basta baixar o Add-In, fazer a instalação e apontar para o servidor do SQL Server Analysis Services que você tenha acesso.

Para baixar o Add-In, acesse este link e escolha a versão x86 ou x64. No meu caso foi o x64.

Depois de fazer a instalação, o Wizard pergunta se quer abrir uma planilha de exemplos. Fique a vontade para abrir e ver o que tem para “brincar” de mineração de dados.

Abrindo esta planilha de exemplo ou não, é necessário vincular o Add-In do Excel com o seu SSAS. Para isso, vá até a Ribbon DATA MINING e clique no botão << No Connection >>.

Uma tela se abre pedindo para conectar no SSAS, clique no botão New e em seguida preencha os dados de autenticação ao seu servidor. Depois de configurado, a conexão aparece na lista da esquerda.

Por fim, o botão da Ribbon que estava com << No Connection >> já está alterado e apontando para o servidor que você configurou.

A partir de agora é possível trabalhar com mineração de dados de dentro do Excel.

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.