Personalizando a paleta de cores do gráfico no Reporting Services 2012

Fala galera, vocês já se depararam com a necessidade de colocar uma determinada paleta de cores em um gráfico do seu relatório para encaixar na identidade visual do seu cliente?

A solução de alterar elemento à elemento, além de sofrer com o trabalho manual e repetitivo, não ficou da forma que esperava?? Bom, não fique chateado, isso é comum! Na verdade você pode ficar feliz, porque neste post você vai criar uma paleta de cores personalizada, aplicando ao seu gráfico.

A primeira coisa a se fazer é conversar com seu time de designers e ter as cores que combinam. Ou para seu cliente!

Se não tiver este time na sua empresa, existe uma outra saída. No meu caso específico tenho 2 mãos esquerdas para fazer design, logo as minhas coisas ficam extremamente feias e com péssima aparência. Para resolver meu problema, encontrei um site na internet que apresenta diversas paletas que ajudam a combinar as cores. Se este também é seu caso, sugiro visitar este site: http://www.colourlovers.com/palettes e escolha as cores que mais lhe agradam!

Escolhidas as cores, marque o hexadecimal delas, e vamos criar nossa paleta.

Por padrão, o Reporting Services mantém a paleta de cores do BrightPastel, e você poderá ver esta paleta na propriedade Palette do seu gráfico.

image

O que precisa fazer para transformar seu gráfico é alterar esta propriedade para Custom. E então, criar sua paleta de cores específica para este gráfico. A criação da paleta é feita um pouco mais acima, na propriedade CustomPaletteColor.

image

Esta propriedade permite que você crie uma coleção de cores em Hexadecimal. Ai entra o site de cores informado algumas linhas acima! Escolha suas cores e seja feliz.

Vá adicionando as cores em Hexadecimal através do botão ADD na parte de baixo da janela, e altere as posições nas setas pra cima e pra baixo para aplicar no elemento correto do seu gráfico. Depois é só clicar em OK!

image

Com isso, seu gráfico que, inicialmente, tinha as cores padrão do Reporting Services, agora possui a identidade visual do seu cliente!

Antes

image

Depois

image

Sobre Diego Nogare 344 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.