Como foi o SQL PASS Summit 2013 – Minhas Impressões

Image(2)

Fala galera, quem acha que o SQL PASS Summit é só um evento técnico está completamente enganado. Como acontece em diversos eventos grandes, existe uma montanha de coisas acontecendo paralelamente às palestras. Veja aqui algumas coisas que rolaram no SQL PASS Summit 2013, na semana de 15 a 18/outubro em Charlotte/NC.

Keynote

Neste ano tivemos 2 Keynotes, as partes técnicas deste keynotes foram realizadas por Quentin Clark, mostrando o futuro com relação à missão critica, alta disponibilidade e performance; também mostrou os “fast insights” para BI/BigData. Comentou um pouco sobre In-Memory OLTP, Power BI com Office 365 e um pouco de Azure SQL…

O Keynote do segundo dia ficou por conta do Dr. DeWitt, que nos deu uma aula de como funciona o In-Memory OLTP, por enquanto conhecido com o code-nome Hekaton. Dr. DeWitt nos mostrou como funciona o OLTP convencional e como ficou o In-Memory, focando nos benefícios de usar o Hekaton, e como isso pode melhorar a performance dos nossos ambiente transacionais.

Pré-Conf

São workshops de ~8h que acontecem nos dias que antecedem o evento, geralmente de algum RockStar e para participar, precisa comprar um ticket extra. O investimento vale a pena para conhecer profundamente um determinado assunto. Tiveram “precons” de Escalabilidade, Alta Disponibilidade, BigData, T-SQL, Disaster Recover, Analysis Services, e muitas outras.

Regular Sessions

As palestras convencionais ficam divididas em várias tracks simultâneas, cobrindo várias áreas de atuação como Application Development; BI Architecture, Development and Administration; BI Information Delivery; Cloud Application; Enterprise Data Adminstration e Professional Development.

Fiquei focado nas trilhas de BI, tanto de Arquitetura quanto de Apresentação (como consumir os dados). Peguei ótimas sessões, umas poucas que não tomei nota de nada por não achar necessário… Mas resumindo o evento, foi muito proveitoso e com certeza, aprendi ótimas técnicas que vou aplicar no meu ambiente e validar suas efetividades.

Almoço com Chapter Regional

Também tivemos um almoço com os Chapter Leaders e Regional Mentors, onde cada país reuniu seus Chapters do PASS, e nós do Codificando .Net e BAGBR estavamos junto com os outros Chapters do Brasil. No caso, de Chapter Leader só eu, e o Laerte Junior como o Regional Mentor do Brasil.

ImageEste almoço “regional” permitiu uma integração entre os congressistas do país, e os interessados em ajudar de alguma forma… Incluvise gerando network com profissionais super capacitados!

Infelizmente os outros Chapter Leaders do Brasil não puderam ir ao evento, mas a nossa mesa brasileira estava lotada, com muitos brasucas atendendo o evento! Isso sem falar nos brasileiros que moram fora, seja nos Estados Unidos ou Inglaterra, que também conhecemos e fizemos amizades durante os 3 dias que passamos juntos aprimorando nossos conhecimentos e compartilhando o que sabemos. Impagável!

Almoço com o PASS

Tem interesse em ajudar as comunidades de SQL Server e não sabe como? Tem um dia que marcam um almoço com o PASS, e você consegue se sentar em uma das mesas marcadas e discutir e/ou tirar duvidas enquanto almoça… Tinha mesa para tirar duvidas sobre SQL Rally, PASS Chapters, SQL Saturdays, e por ai vai.

Women in Technology e Kilts

Com o objetivo de diminuir o gap e acabar com “preconceitos” existentes para com as minorias, seja ela homossexual, mulher, extrangeiro, existe o dia do Women in Technology. Onde temos um almoço e sessões mostrando o quão babaca é ter preconceitos, seja ele em qual sentido for… Inclusive, para dar suporte à esta ação, algumas pessoas vão com Kilts para o evento, acho que do Brasil só eu fui de Kilt. Vários amigos da América Latina vinham tirar fotos (e sarro), mas foi uma boa causa… Este não é o primeiro ano que faço isso, em 2011 foi meu primeiro PASS Summit, e eu já fui de Kilt.

Community Zone

O Stand do Community Zone é um lugar pra fazer network e tirar duvidas sobre tudo relacionado ao PASS. Fiquei algumas horas do evento no CZ, conversando com Brasileiros, e também com pessoas de outros países. Conheci muita gente legal e começamos a trocar algumas figurinhas de como fazemos as coisas em nossos países… Interessante ver como pessoas de culturas diferentes usam técnicas completamente diferentes para chegar no mesmo resultado, isso abre nossa cabeça pra uma coisa: Não é porque alguém faz uma coisa diferente da gente, que ele está fazendo melhor ou pior, ele só está fazendo diferente! Trocar estas experiências cresce todo mundo. É incrivel.

Image(1)

Confraternizações – Também conhecidas como “recepções”

Todas as noites aconteceram confraternizações, já incluidas na sua inscrição. Estas confraternizações aumentam muito o networking, permitindo que cada vez mais você conheça pessoas de outros países e possa ver como é o mercado de lá e como eles resolvem problemas… O idioma não é um problema, por mais que você não fale inglês fluentemente, depois de alguns minutos conversando com seu interlocutor, já começa a entender seu sotaque e a conversa flui. Isso só não se aplica à pessoas que cresceram em New Orleans… O sotaque deles é muito dificil de entender! rss

Também existem algumas confraternizações fechadas, nas quais só convidados vão. Geralmente um patrocinador do evento, ou alguma empresa patrocina esta confraternização e convida os participantes… Além de um network mais “exclusivo” você se extreita muito com a empresa, conhecendo mais detalhes das soluções dela e de seus profissionais.

A confraternização de encerramento deste ano foi realizada no Nascar Hall of Fame, ao lado do Centro de Convensões de Charlotte. Lugar incrível, apesar de eu não estar me sentindo bem e voltar para o hotel as 20h.

Image

PASS TV

O PASS tem um programa ao vivo, que transmite através da internet, momentos do PASS. Seja uma sessão ou alguma entrevista. Neste ano tive o prazer de, junto com o Laerte, apresentar uma chamada para o 24HoP em Português… Foram nossos 4 minutos de fama.

Interviews and Summit Live Report: 24 Hours of PASS – Portuguese Edition

PASS Summit 2014

Será em Seattle, de 04 a 07 de Novembro. É daqui a um ano, então se preparando com calma é possível ir ao evento e melhorar MUITO nosso conhecimento de SQL Server. Vai por mim, vale a pena!

24 HoP Português

Dias 13 e 14/Novembro vamos rodar novamente o 24 Horas do PASS em Português. Isso não é só do Brasil, e sim de todos os países que falam lingua Portuguesa. Neste ano estamos em parceria com Portugal, sendo 12h de sessões feitas por Brasileiros e 12h feita por Portugueses. É um evento online, acompanhe as novidades nas páginas dos Chapters e nos blogs de SQL Server. Serão sessões cobrindo áreas de Administração, Desenvolvimento, Cloud Computing e BI. Então não perca o prazo. Dias 13 e 14/Novembro. Começa as 13h GMT (11h do Brasil)

Codificando Live

Aproveitei o Codificando Live que fizemos ontem e falei sobre o evento. Praticamente foi um resumão do evento, mas aqui no post tem algumas coisas a mais que não deu tempo de falar no video abaixo.

Codificando Live

É isso ai galera, espero poder encontrá-los em Seattle no próximo SQL PASS Summit!

Sobre Diego Nogare 344 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.