Evolução do SQL Server da versão 2000 até a 2012

Fala galera, hoje estava fazendo um webcast sobre upgrade de versões do SQL Server para parceiros Microsoft e durante a apresentação fui comentando das features e functions adicionadas nas versões anteriores do SQL. Tenho certeza que esqueci diversas delas, até porque já faz tempo que não as uso…

Vou enumerar as que lembrei (e também citei) durante o webcast, e quem lembrar de outras funcionalidades que eu não coloquei aqui, por favor, escreva nos comentários…

SQL Server 2000

Conceito das engines separadas de OLTP, OLAP, ETL e Report. Implementação de LogShipping, Replicação e Clustering. Além da inclusão de BLOB (Big Large Objects) e XML.

SQL Server 2005

Unificação das IDEs (Enterprise Manager e Query Analyser)  para uma única chamada SQL Server Management Studio. Implementação de Database Mirroring, Particionamento de Tabelas, possibilidade de escrever XQuery e código gerenciado com .Net para criar CLR. Sem contar o Service Broker.

SQL Server 2008

Criação do Resource Governor, Transparent Data Encryption, auditoria no SQL através do SQL Audit. Também foi criado o Policy Based Management, que anteriormente se chamava Declarative Management Framework. O suporte a Spatial Data, permitindo armazenamento de dados Geograficos e Geométricos nativamente, inclusive com ótimos recursos já criados. Também entregaram o Report Builder 2.0

SQL Server 2008 R2

Diferente do que alguns imaginam, o R2 não é um pacote de atualização para o SQL Server 2008. É uma edição nova, lançada no ano de 2010. Essa edição possibilitou utilizar PowerPivot dentro do Excel, foi a origem do MDS e DQS (Master Data Services e Data Quality Services) e também do StreamInsight. Evolução do Report Builder para versão 3.0

Vale relembrar deste vídeo que mostra a evolução do SQL Server no decorrer destas duas décadas de vida

História do SQL Server
Sobre Diego Nogare 347 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.