Você sabe o que é Big Data?

Fala galera, se você nunca ouviu falar em Big Data, é hora de se “antenar” nos grandes portais de tecnologia, do Brasil e do mundo, e se preparar para enfrentar essa avalanche de informação para os próximos anos.

Mas afinal, o que é Big Data?

Big Data é o termo utilizado para representar o novo desafio das empresas pela busca de informação. Os dados relevantes das empresas estão mudando, os clientes estão mudando, os usuários estão mudando. Isso faz com que as empresas se preocupem a analisar uma grande variedade de origem de dados para tomar uma decisão.

Para falar de Big Data, é necessário falar sobre os 3 “Vs” – Velocidade, Variedade e Volume. O IDC estima que até o ano de 2020 teremos aproximadamente 35 Zettabytes de dados (1 Zettabyte = 1024 Exabyte | 1 Exabyte = 1024 Petabyte | 1 Petabyte = 1024 Terabyte). Isso é um volume 44X maior do que o que geramos até hoje em toda nossa história! E o que será armazenado nestes 35ZB? Diversos analistas estimam que 85% destes dados não são estuturados, isso significa que aproximadamente 29 Zettabytes serão textos, posts de blogs, vídeos, fotos, etc… Uma variedade imensa de dados que não são do domínio exclusivo da empresa, mas que fazem diferença na hora da tomada de decisão. Estes dados podem ser usados em vários cenários, seja para uma campanha de Marketing no lançamento de um produto em uma região específica, seja para medir como o mercado está olhando a marca da sua empresa. A velocidade em que os dados são gerados é outro fator muito importante e deve ser levado em consideração, afinal, hoje em dia são 250 Milhões de celulares habilitados no Brasil para uma população de 190 Milhões de habitantes, isso dá uma média de 1.3 celulares por pessoa. A grande maioria destas pessoas está conectada em alguma rede social, e a opnião desta pessoa sobre a sua marca deve ser levada em consideração! Com a inclusão digital, qualquer brasileiro hoje tem acesso à um computador. Seja em casa, no trabalho, ou em um centro da prefeitura. Este brasileiro pode criar um e-mail gratuitamente. Da mesma forma que também pode criar um blog, uma conta no facebook ou twitter. Esse cidadão está se comunicando, está gerando conteúdo, e seu post ou tweet pode ser analisado e fazer parte de um dado estatístico que vai auxiliar sua empresa em uma tomada de decisão! Já pensou nisso?!

Um exemplo de implementação de Big Data: Você está navegando pelo facebook a noite enquanto esquenta uma pizza congelada da marca XPTO que você comprou a alguns dias… Quando a pizza fica pronta você vai até a cozinha, coloca um pedaço no prato e volta pro computador. Na primeira mordida na pizza você sente o sabor estranho e reclama no facebook. Todos seus contatos ficam sabendo sobre a pizza ruim que comeu, e provavelmente não comprarão esta pizza no futuro.

Isso é uma situação hipotética, mas comum de se encontrar. E afinal, onde entra o Big Data nisso?

A empresa XPTO está analisando tudo o que falam sobre ela na internet. Logo, a XPTO vê o seu post e pode tomar uma ação de Marketing Ativo entrando em contato contigo para mudar sua percepção sobre a pizza deles. Outra situação seria de uma rede de supermercados ter seus dados cruzados com seu cartão de fidelidade, e quando você for fazer compras novamente, eles lhe enviam uma mensagem, podendo ser até um SMS, sugerindo você comprar uma pizza congelada da marca ABCD, já que teve uma experiência ruim com o sabor da XPTO!

Sobre Diego Nogare 344 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.