Como montar uma máquina para BI no SQL Server 2012

Fala galera, uma coisa que me perguntam com frequência é se tenho uma máquina virtual para BI pronta. A resposta é sim, eu tenho. Inclusive postei aqui uma Máquina Virtual para estudo de SQL Server 2012 para fazer download gratuitamente.

Como eu particularmente gosto de montar meus ambientes para ter domínio completo sobre o que estou fazendo, e caso eu precise, eu possa fazer a manutenção, vou mostrar alguns passos básicos para você montar seu ambiente para se trabalhar com o BI no SQL Server 2012.

Os aplicativos instalo/configuro nestes ambientes são:

  • Windows Server 2008 R2
  • Sharepoint Server 2010
  • SQL Server 2012
  • Office 2010
  • Visual Studio 2010

Primeira coisa é instalar o Windows Server e habilitar algumas features para deixar o SO mais amigável e suportando nossas necessidades. Estas são as features que eu geralmente habilito:

  • Desktop Experience
  • Quality Windows Audio/Video Experience
  • Windows Powershell
  • XPS Viwer

Depois de habilitar essas features, vou até os serviços e inicio (start) Themes e Windows Audio. Dentro do Server Manager eu sempre desabilito as politicas de segurança do IE ESC, elas bloqueiam várias coisas e me irritam. rss

Depois de fazer essa perfumaria acima, eu preciso habilitar as roles do Active Directory Domain Services e também do Web Server IIS dentro do Server Manager.

Depois do Windows instalado, eu instalo o Office 2010 Professional Plus, escolhendo somente o Word, Excel e PowerPoint como produtos a serem instalados. Depois do Office, instalo o Visual Studio 2010 sem o SQL Express porque vamos instalar um SQL Enterprise e não precisaremos do Express.

Quando concluir a instalação do Visual Studio, passo a instalar o Sharepoint Server 2010 Enterprise, sem seguir nenhum wizard de configuração. Isso será feito em um segundo momento, dedicado somente a configurar esse ambiente.

Agora sim, após estas instalações anteriores, instalo o SQL Server 2012 Enterprise com duas instâncias (duas instalações Stand Alone). Uma para a Modelagem Tabular e outra para a Modelagem Multidimensional.

Basicamente esse é o caminho que sigo para montar minhas máquinas e trabalhar com Business Intelligence. Aqui não explica sobre as configurações, vou preparar outros posts explicando como fazê-las, exemplo que fiz em Como habilitar o PowerView do SQL Server 2012 no Sharepoint 2010.

Sobre Diego Nogare 344 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.