Conheça a linha de Appliances da Microsoft

Fala galera, a Microsoft tem algumas soluções para banco de dados em formato de Appliance. Para quem não sabe o que é appliance, é um Hardware junto com um Software comercializados como um só produto, customizado para atender um workload específico, fornecendo um único ponto de contato para os clientes seja para duvidas ou para suporte. Os appliances são criados em parceria com um fornecedor de hardware e a customização se dá para garantir uma performance melhor daquele workload que o Appliance foi projetado.

A Microsoft, em parceria com HP ou DELL, juntam os engenheiros em uma sala e dizem: “Aqui está o café, aqui está a pizza. Peguem esses tablets com Windows 8, e não sejam molengas!”. Um exemplo disso é o PDW Parallel Data Warehouse. O PDW é um hardware, fornecido pela HP ou DELL, e o SQL Server 2008 R2 Parallel Data Warehouse. Essa versão do SQL Server não pode ser comercializada fora do hardware. Da mesma forma que você não consegue comprar o hardware separado. Eles são comercializados juntos, por causa da customização do software e hardware, que já são preparados e tunados para atender a necessidade de MPP – Massive Parallel Processing. O objetivo dos Appliances é você tirar da caixa, ligar na tomada e na rede, e começar a usar. A implementação é dada em dias, não meses.

Hoje, existem 5 appliances já customizados para trabalhar com ambientes analiticos, um para cada carga de trabalho específico. No grafico abaixo aparecem apenas 4, pois o PDW é fornecido tanto pela HP quanto pela DELL.

Picture2

 

 

 

 

 

 

 

Para mais informações sobre os appliances que a Microsoft tem hoje, acesse: http://www.microsoft.com/appliances

Para ajudar a entender o que é um appliance, vejam esse vídeo do DBC – Database Consolidation – legendado

DBC – Database Consolidation Appliance
Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.