Como foi meu primeiro mês de Microsoft – Rock ‘n’ Roll

Fala galera, uma coisa que vários amigos me perguntam, e pode ser dúvida de vários outros, é: Como é trabalhar na Microsoft. Bom, estou na Microsoft a pouco mais de 1 mês e já posso lhes dizer que desde que entrei na empresa, já fiz vários trabalhos interessantes e desafiadores!

Pra começar, logo na primeira semana de trabalho já estava participando do MS Directions 2012 em São Paulo, que foi um evento de 1 semana no MTC (Microsoft Technology Center) envolvendo diversos parceiros e clientes. Na semana seguinte ao Directions fui a minha primeira visita externa, auxiliando uma área de vendas a passar nossa mensagem do lançamento do produto. Nesta mesma semana foram 2 webcasts para o público externo sem contar as reuniões internas.

Na semana do dia 01/04 tivemos o lançamento do SQL Server 2012 e o evento do Gartner Datacenter em São Paulo. Fiquei no Stand da Microsoft no evento do Gartner. Foram 3 dias de evento, e fiz minha primeira palestra como funcionário no final do segundo dia. Nos outros dias da semana, tivemos outras demandas internas.

A segunda semana de Abril tivemos o evento do IDC sobre Cloud Computing, mais uma vez estive no stand da Microsoft. Esta semana também visitei um cliente importante, para auxiliar o time deles a ter uma performance aceitável em um novo produto deles usando SQL Server. Foi bem interessante! Pra finalizar a semana, participei de um curso fechado a funcionários e parceiros sobre DBC (Database Consolidation). É um Appliance em parceria da HP e Microsoft para consolidação de diversos databases em um unico rack. Estou legendando um video sobre o DBC, e assim que eu terminar eu vou subir no meu canal do youtube.

Semana passada fomos novamente ao cliente e levamos um parceiro especialista em tuning, a Sr. Nimbus. Nesta mesma semana, aconteceu o lançamento dos servidores DELL 12G, que é a 12ª geração de servidores. Na terça-feira fui instalar o Windows Server 2008 R2 e o SQL Sever 2012. Eles criaram uma inteligência de Hardware capaz de transformar um disco SSD em Cache, essa tecnologia se chama CacheCade, ela copia os pacotes mais consumidos dos discos físicos para o SSD e tráz um ganho de performance absurdo. Em testes, com 1500 usuários, chegamos a baixar o tempo de uma consulta de 2.9s para 0.07s. No dia seguinte tivemos o lançamento dos servidores e eu estava lá, apresentando o SQL Server 2012 para os convidados da DELL. Pra finalizar a semana, voltamos ao MTC para um evento de parceiro, a uCube. Foram apresentadas as soluções deles para BI com SQL Server 2012, durante toda a manhã de sexta. A uCube possui ótimos produtos, com ótimas funcionalidades!

Resumindo esse primeiro mês: Várias reuniões internas, alguns webcasts para parceiros e clientes, visitas externas e diversos eventos.

Trabalhar em uma empresa desse porte não é só alegrias, é só alegrias e trabalhos maravilhosos! A partir de agora Essa é minha vida, esse é meu clube! Muito trabalho no estilo Rock ‘n’ Roll, para entregar todas as demandas que surgem.

Sobre Diego Nogare 347 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.