Parametrizando valor máximo no Gauge – SSRS 2008 R2

Fala galera, o artigo mostrando como fazer para inserir mais de um ponteiro no gauge de 360º teve uma limitação do valor máximo sendo 1000. Se você não sabe do que estou falando, clique aqui: Como inserir 2 ponteiros em um Gauge no SSRS 2008 R2

Agora, a idéia é mostrar como parametrizar esse valor máximo, seja em uma função ou em um valor de retorno do Banco de Dados.

Só lembrando, um dos valores que retornamos do banco de dados no artigo dos 2 ponteiros em um gauge, era o valor [Preco_C] que é o valor completo, isso é, o valor de todas as vendas independente da cor do produto.

No exemplo, será usado esse valor para informar qual é o máximo que o gauge vai apresentar como sendo o máximo que os ponteiros poderão chegar.

Novamente vou entender que você já tem todas as configurações realizadas, e só vou me preocupar em explicar sobre esse recurso (da parametrização).

Abra seu relatório, clique no gauge e vá até as propriedades. Se não estiver visivel, aperte F4 para aparecer.

Após isso, vá até o item Scales e clique em […] ao lado do texto (Collection):

image

Quando o wizard aparecer, procure o item (MaximumValue) e expanda o botão de [+]:

image

Vá até o item Formula que apareceu, clique na combo box deste item e vá até <Expression…>

image

Uma nova tela se abrirá. Você pode escrever sua formula na caixa no lado de cima da tela, ou então montar utilizando os parametros do lado de baixo. Vamos usar a segunda opção, para exemplificar.

Procure na caixa Category o item Datasets. Clicando uma vez neste item, as listas Item e Values serão preenchidas. Vá até a lista Values e procure o valor Sum(Preco_C).

image

Se você clicar duas vezes no item Sum(Preco_C) ele será inserido lá na parte de cima da tela, com o valor da expressão que representa esse processo. Se tudo der certo, a expressão da formula será essa:

=Sum(Fields!Preco_C.Value, "ds_Gauge")

Você deve copiar essa formula e pode fechar a janela no botão [Cancel].

Com a formula “em memória” (do computador, não na sua, rss) você volta para a tela anterior e cola a formula onde está o valor 1000.

image

Depois de colar a formula, você pode parar o mouse sobre ela para verificar se está completa. Agora é só clicar em OK e verificar seu relatório.

image

Reparem que, o valor maximo que qualquer um dos ponteiros do gauge pode chegar, é o valor que está na coluna Preco_C que retornamos do banco de dados. Os labels estão encavalados, mas isso é história para outro post.

Sobre Diego Nogare 347 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.