10 dicas para trabalhar de Home Office

Dicas para Home Office
Business man entrepreneur in a suit stands happily having a new bright solution idea at his office desk. Modern colorful flat style vector illustration isolated on white background.

Desmistificando o trabalho em Home Office

baseado na minha experiência de alguns anos

Perder tempo com transito não dá mais né, vamos combinar! Muitas empresas no exterior já perceberam isso e praticam o conceito de Home Office com seus funcionários e colaboradores, e pensando nisso, selecionei 10 dicas para trabalhar em Home Office. Alguns exemplos (principalmente de empresas com foco em TI) são Solid Quality Mentors, Dell, Cisco, HP, IBM, Symantec, e diversas outras. Repare que não são somente as empresas pequenas que estão aderindo ao Home-Office, são as grandes!

Neste conceito, todos saem ganhando. Os funcionários não precisam levantar muito cedo para ir ao escritório, não pegam transito e não gastam com transporte. A empresa não precisa se preocupar com sala comercial ou prédio, água, luz, telefone, etc. Mas se lembre, é uma via em que todos ganham e precisamos de comprometimento. Eu pratico home-office a alguns anos e não tenho o que reclamar. No começo é realmente difícil, mas com o tempo nós nos acostumamos. Bom, vou enumerar 10 dicas para trabalhar Home Office que, na minha opinião, vejo de extrema importância.

Minhas 10 dicas para trabalhar de Home Office

1) Vejo que quando se trabalha em casa, o seu escritório deve ser realmente um escritório. Não se deve utilizar o ambiente dedicado para outra atividade como comer ou se distrair, mas deve ser para trabalhar. Foco. Auto-Gerenciamento. Comprometimento. Essas são algumas das palavras de ordem quando se quer, realmente, trabalhar em casa.

2) Nas empresas sempre tem um momento pela manhã e também pela tarde que você sai da sua mesa e vai tomar um café, uma água. Isso é saudável, faça isso também em casa. No meio da manhã faça uma pausa de alguns minutos e vá pra cozinha tomar um café e/ou uma água, comer uma fruta. Faça isso, contudo, para dar uma relaxada e reanimada, você vai voltar mais ativo, mais produtivo.

3) Outro ponto que eu vejo que é muito importante é a questão da alimentação. A geladeira da cozinha está realmente perto, são só alguns passos e você teria acesso a comida. Coloque limites a você mesmo, coma frutas durante o dia, é muito mais saudável do que pão ou bolacha/biscoito. Mas mesmo tendo acesso à comida a qualquer momento, sempre faça sua hora do almoço, não esqueça disso! Faça sua refeição fora do escritório (pode ser na cozinha ou na sala, qualquer lugar desde que seja fora do escritório), e tente ficar essa sua 1 hora de almoço FORA DO COMPUTADOR. Vá ver um seriado, desenho animado, jornal, esportes, qualquer coisa vale. 🙂

4) Não se esqueça de comprar uma cadeira confortável. Isso é muito importante, porque você passará várias horas do dia sentado nela. Vale a pena gastar um pouco mais de dinheiro, mas comprar uma cadeira que seja bem confortável e resistente. Minha sugestão é que você vá até uma dessas lojas especializadas em móveis para escritório e experimente aquelas com encosto grande, é chamada de “presidente”. Mas se não lembrar o nome, é só pode pedir em qualquer loja de cadeiras que eles te mostrarão. Em São Paulo, na Av. dos Bandeirantes, existem várias destas lojas e as cadeiras tem preços acessíveis.

5) O ambiente que você trabalha influencia muito na sua produtividade, evite deixar a janela fechada para ficar escuro. Por mais que você tenha “síndrome de vampiro” a luz do dia ajuda a matar ácaros e também te motiva. É frustrante e improdutivo trabalhar no escuro, além se não ser saudável (você vai forçar demais sua vista).

6) Pode parecer estranho, mas coloque uma planta no escritório. De preferência uma que precise de meia-sombra, nas lojas especializadas em plantas (Gardens) eles vendem vários modelos. Compre uma! Ela será seu termômetro para garantir que você está abrindo a janela todos dias. Contudo, se você só colocar água na planta e não deixar ela se alimentar com luz solar, ela vai morrer (e isso significa que você não está abrindo a janela). Mas também não esqueça de colocar água nela, seguindo a orientação do vendedor.

7) Tente sempre se vestir para trabalhar, nunca trabalhe só de cueca! Isso porque você poderá precisar fazer uma reunião imediata e você não estará preparado, e outra, lembre-se que o seu escritório é um ESCRITÓRIO. Você não poderá entrar em uma empresa só de cueca.

8) Compre uma webcam e um headset de qualidade. Não precisa ser o mais caro do mundo, mas precisa ter qualidade. Quando você trabalha em casa, geralmente faz reuniões para alinhamento das atividades. Já percebeu como é chato quando você fala para alguma pessoa e o som está cheio de chiado. Sabe porque isso acontece? Porque usou um equipamento de baixa qualidade. Um Headset lhe permitirá flexibilidade com as mãos para fazer qualquer atividade no computador enquanto você resolve o problema.

9) Contrate um serviço de internet com uma quantidade de banda que dê conta da sua necessidade. Porque não adianta você tentar trabalhar em casa e ter uma internet discada. Qualquer troca de e-mail ou video-conferência se torna um desastre e ambos morrerão de tédio. É importante lembrar que trabalhar em casa é sinônimo de dinamismo. Quem te contrata quer a informação na hora, porque é como se você estivesse na empresa. Contrate um serviço de banda larga, que lhe permita fazer downloads e uploads a velocidades aceitáveis.

10) Compromisso é compromisso! Tenha uma agenda – a do outlook é perfeita – e anote TODOS os seus compromissos nela. Seja os deliverys, reuniões, provas de certificação, Happy Hour com os amigos. Anote TUDO, e cumpra TUDO. Você é o seu gestor, não terá ninguém em cima de você te cobrando pra fazer as atividades diariamente, mas você tem a obrigação de cumprir os prazos. Afinal, você está em casa!

Contudo, estas 10 dicas para trabalhar em Home Office são alguns pontos que vejo serem de alta importância para quem trabalha de casa. No Brasil ainda é pouco difundido este trabalho, mas é muito comum em vários lugares do mundo. Eu gostaria de ler seus comentários sobre o assunto. Vamos discutir se isso funcionaria na sua empresa?

Atualização Necessária

Galera, vejo que muita gente ainda cai no golpe de “dinheiro facil”. MAS ISSO NÃO EXISTE. Ninguém vai te dar dinheiro para ficar em casa. O que escrevi sobre trabalhar em Home-Office é sobre trabalhar para uma empresa séria que não exige que você esteja 100% do tempo no escritório da empresa. A empresa permite que você trabalhe da sua casa, mas entregando todas as atividades como se estivesse na empresa.

Contudo, essa modalidade de “trabalhe em casa através da internet e bla bla bla” é muito comum e acontece por causa da nossa cultura. Sempre queremos dar um jeitinho brasileiro e ganhar dinheiro sem “suar a camisa”. Agora pare e pense, veja que 99%+ dessas oportunidade exigem que você pague uma taxa de inscrição. Mas onde já se viu pagar para trabalhar?! É neste momento que as quadrilhas ganham dinheiro. Eles pedem para o “trabalhador” pagar X reais para se inscrever…

Escolha se você quer ganhar dinheiro trabalhando, ou quer “ganhar dinheiro sem sair de casa!”. Pensem nisso!

Sobre Diego Nogare 344 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.