Quer analisar seu ambiente de database? Conheça o Microsoft Atlanta.

Fala galera, hoje fiquei sabendo de um produto da Microsoft para análise do ambiente do SQL Server 2008 ou mais recente – enquadrando o 2008 R2 e também o “Denali”. Ainda está em Beta, mas vale a pena os DBAs darem uma olhada.

O projeto “Microsoft Atlanta“ recebeu esse nome porque foi desenvolvido pela subsidiária de Atlanta da Microsoft, foi uma parceria do time de produtos de lá com os engenheiros de suporte, quem tiveram a idéia e desenvolveram a solução. Basicamente o projeto é um analisador pró-ativo, na nuvem, do seu ambiente. Ele lhe fornece alertas para diminuir seu downtime e também para lhe ajudar a seguir as melhores práticas para configuração e uso do seu ambiente de banco de dados.

A solução foi desenvolvida contendo duas ferramentas. Uma que você instala no seu ambiente localmente e a outra é um webservice que fica na nuvem. Essa ferramenta que você instala no seu ambiente é um gerenciador que possui dois software, um Gateway e um Agent. O Agent, baseado em algumas regras, coleta informações do seu ambiente enquanto o Gateway tem o papel de fazer upload dessas informações para o webservice. Você pode acompanhar os alertas e mensagens que o projeto Atlanta lhe fornece diretamente no portal www.microsoftatlanta.com

Veja um diagrama do ambiente proposto

image

Um detalhe importante são os requisitos de software para você testar o Atlanta:

  • Windows Server 2008 (ou mais recente)
  • SQL Server 2008 (ou mais recente)
  • Internet Explorer 7 (ou mais recente – com suporte a Silverlight 4)

Para mais informações, veja estes links:

What is Microsoft Codename Atlanta? // Microsoft Codename Atlanta Release Notes

Sobre Diego Nogare 347 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.