Reporting Services no SQL Server 2008 R2 – Adicionar Mapas ao Map Gallery

Fala galera, quando utilizamos o Reporting Services do SQL Server 2008 R2 temos a possibilidade de trabalhar nativamente com mapas. Para tal realização, é possivel utilizar os mapas de três formas diferentes: Map Gallery (utiliza os mapas pré-instalados no computador local) / ESRI Shapefiles (são os mapas baseados em arquivos que possuem todos os pontos geográficos compilados em um arquivo com extensão .shp) / Spatial Query (possibilita a realização de consultas no SQL Server 2008 R2 e retornamos os dados do tipo Geometry). Bom, depois de passar uma breve idéia de quais são as possibilidades de se trabalhar com mapas, e a idéia deste post é apresentar como se adicionar novos mapas ao Map Gallery, vamos começar.

imageimageQuando se criam relatórios, um dos ítens da ToolBox é o item “Map” (figura da esquerda). Arrastando este ítem para o relatório um wizard será chamado, é neste wizard que as três opções de mapas são apresentadas. Por padrão, a primeira opção selecionada é a Map Gallery e somente os mapas dos EUA estão disponíveis para utilizar (figura da direita), porém, é possível adicionar novos mapas, mas temos que fazer essa atividade manualmente.

Estes mapas disponíveis são relatórios individuais que estão organizados em uma estrutura de diretórios. Eles ficam armazenados no caminho “Program Files\Microsoft Visual Studio 9.0\Common7\IDE\PrivateAssemblies\MapGallery”. Pronto, agora que você já sabe o que são esses mapas e como estão armazenados, chegou a hora de montar os relatórios de acordo com suas necessidades e colocar nesta estrutura. Simples assim 🙂

Eu montei dois relatórios do Brasil, um só com o contorno do país e outro separado pelos estados. Ainda vou montar todos os 27 estados separados por relatório, como no exemplo dos EUA que vem junto ao BIDS (Business Intelligence Developement Studio). Assim que montar estes mapas, disponibilizo todos para baixar em algum lugar. Provavelmente no meu SkyDrive.

image

Com os novos relatórios de mapas dentro da estrutura de diretórios, é possível utilizá-los nos próximos relatórios que forem utilizar o Map Gallery. Veja na figura acima a estrutura de diretórios com os mapas do Brasil (reparem na extensão .rld, que é a extensão dos relatórios que criamos normalmente no BIDS) e na figura abaixo a sessão Map Gallery do Reporting Services já constando os mapas do Brasil.

image

É isso ai pessoal, mais uma informação para ajudá-los com o Reporting Services dentro do SQL Server 2008 R2. Estou com vários tópicos no Task list, mas se quiser ver algum assunto em específico, pode sugerir. Veja meus contatos.

9 thoughts on “Reporting Services no SQL Server 2008 R2 – Adicionar Mapas ao Map Gallery

  1. Thanks. Just to add something. The path for MapGallery may also be:

    C:\Program Files (x86)\Microsoft Visual Studio 9.0\Common7\IDE\PrivateAssemblies\MapGallery\USA

    (SQL Server 2008 R2)

  2. Hi,this solution works perfectly when we want to create map via BIDS but how can we add a map to SSRS map gallery?any idea?

  3. Hi Roxana, you could create (or download, as well) the Map. Then, follow the instructions to move to right path, create your folder and put your map there. If you want to download some maps, visit http://mapgallery.codeplex.com and check some maps around world.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.