Comunidade, reconhecimento e conquistas!

Fala galera, desde quando começei minha empreitada com comunidades em meados de 2003, nem sabia ao certo o que era isso, mas acreditei no potencial que isso poderia ter. Comecei com organização de eventos na universidade onde estudava, convidando o pessoal que eu conhecia para realizar as palestras. No começo, eram os próprios alunos do curso, mas de semestres mais avançados do que o meu. Com o passar do tempo fui conhecendo um programa e outro da Microsoft para o publico acadêmico… Comecei a fazer contatos com grupos de usuários profissionais e acadêmicos. Em 2005 eu já era Co-Lider do Codificando .Net e, com a ajuda do Alexandre Tarifa, Andrey Sanches e Emerson Facunte, líderes do grupo, me candidatei e passei a fazer parte do time de MSPs (Microsoft Student Partners) da Microsoft. Em pouco tempo de programa passei de MSP para MSP Co-Lead e em seguida para MSP Lead em São Paulo. O trabalho continuou como antes, porém com mais responsabilidades e maior valor. Nesta altura eu já tinha uma responsabilidade muito grande relacionada a passar com clareza e profissionalismo meu humilde conhecimento para o pessoal que assistia minhas palestras. Era muito gratificante no final de uma palestra vir uma meia duzia de alunos agradecer a palestra e tirar duvidas sobre o assunto em questão. Isso nos enche de alegria e mostra que daquela sala com 50 / 100 ou 600 pessoas alguém realmente se interessou pelo assunto e gostou do que foi dito.

Em 2008 eu já era um dos Lideres do Codificando .Net, e em 01/julho fui contemplado com o titulo de MVP na audiência de SQL Server. A nomeação veio depois de praticamente 5 anos colaborando com comunidades, e sempre ouvindo a frase: “Nossa Diego, o que você ganha com isso?!”. Receber um titulo deste peso, vindo diretamente da Microsoft através do MVP Lead Rodolfo Roim, não tem preço. Ser convidado para conhecer a Microsoft Corporation em Redmond e conversar com o time de produtos (no meu caso SQL Server) durante 3 dias de eventos, no qual o time de produto ouve nosso feedback e nos conta as novidades que não podemos divulgar. É possível precificar uma coisa dessas?

Desde 2008 foram vários eventos presenciais, eventos on-line (webcasts), podcasts, artigos para revistas como a Codificando .Net e-Magazine e a SQL Magazine, para o portal Linha de Código, e várias outras participações na qual sempre estive mostrando, aprendendo e ensinando sobre SQL Server. Consegui através do trabalho e esforço renovar por mais duas vezes o titulo de MVP em SQL Server.

Em 2010, mais um reconhecimento do trabalho realizado para divulgação e trabalho com o SQL Server, foi o convite para ingressar como DPA – Data Platform Architect no seleto grupo de profissionais da Solid Quality Mentors, nada menos que a maior e melhor consultoria de SQL Server do MUNDO. O convite veio diretamente do CEO Global da SolidQ, Fernando Guerrero, que veio prestigiar o MTD – Marília Tech Day, no qual haviam 830+ pessoas nos assistindo.

Depois de tanto reconhecimento de vocês, de tantas conquistas pessoais e profissionais ainda preciso responder à pergunta? “Nossa Diego, o que você ganha com isso?!”.

Muito obrigado galera, vocês são demais!

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.