Coluna para a revista Codificando .Net e-Magazine – Edição 15

Esta será a minha coluna para a próxima edição da revista Codificando .Net e-Magazine, aguardem mais alguns dias até a publicação. 🙂

Em Junho de 2010 o Codificando .Net realizou mais um evento presencial em São Paulo, fazia mais de 1 ano e meio que não organizávamos um evento desta magnitude na região. Não o fazíamos por questões de logística (contratação de buffet para o coffee-break, liberação do espaço para realizar as palestras, conseguir agenda livre de todos palestrantes, etc) e pela falta de interesse da comunidade. Acredito que pela grande quantidade de eventos presenciais que aconteceram em 2008 e 2009, com o lançamento de diversos produtos, a comunidade não estava comparecendo em peso nos eventos. Já não era novidade ir pra um evento. Se pegar a agenda daquela época era possível encontrar um evento a cada 15 dias (ou menos) em São Paulo. Nos últimos eventos que o Codificando .net realizou em 2008, tínhamos uma média de 300 inscritos e compareciam por volta de 100. Era um numero considerável, visto o cenário da época e quantidade de informação que se conseguia com muita facilidade, mas ficava difícil gerenciar todos os preparativos de um evento para 300 pessoas e comparecerem somente 100.

Praticamente depois de 1 ano e meio, decidimos realizar outro evento e ver se a comunidade voltaria a participar de encontros presenciais organizador por nós. Quanto mais divulgávamos o evento, mais ansiosos ficávamos. Cada vez que um de nós consultava o numero de inscritos no evento encontrávamos o numero crescendo bastante. Isso nos motivou a trazer os mais renomados palestrantes de cada área para realizar as palestras, conseguimos patrocínios importantes para ajudar com o espaço físico (Unip Tatuapé), com o Coffee-Break (F|Camara) e com confecções de camisetas para presentear os participantes (Daruma Community Developers e Microsoft Answers). Toda essa logística nos consumiu várias horas de trabalhos em conjunto para conseguir fazer do evento um novo ponto central de conhecimento. Mas deu tudo certo e conseguimos. Com quase 700 inscritos e mais de 300 presentes divididos nas 4 tracks simultâneas, conseguimos alcançar nosso objetivo. Conseguimos trazer novamente vocês para um evento presencial e trocar conhecimentos. Esses eventos são uma fonte inesgotável de aprendizado, se conseguir aproveitar o network que se pode fazer em um evento desses, sua vida mudará completamente. Isso é fato, aconteceu comigo!

Quem quiser, pode baixar as edições da revista gratuitamente em http://www.codificandomagazine.net

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.