Plataforma de BI dentro do SQL Server 2008 – prt 4

Fala galera, continuando com meus estudos em BI cheguei a conclusão, que para melhor explicar (pelo menos mostrar) alguns dos principais passos que poderiam surgir em um cenário real, seria realmente montar um cenário próximo do real!

Seguindo a lógica que estou utilizando pra aprender, vou mostrar um cenário de uma loja de musicas que vende CDs, DVDs e BlueRays de artistas nacionais e estrangeiros. Para isso, montei um diagrama de algumas tabelas que eu utilizarei para fazer esse banco. Vou dividir as tabelas em alguns SGBDs diferentes, como SQL Server 2008 R2, Oracle, MySQL e Access 2010.

A idéia de criar as tabelas separadas em vários bancos é poder utilizar o SSIS (SQL Server Integration Services) para juntar todos os dados e simular diversos aplicativos que não são integrados e que servirão para montar a massa de dados do nosso BI quando formos montar nossas tabelas Fato, Dimensões e Cubos no SSAS (SQL Server Analysis Services) e pra finalizar, depois dos dados estarem todos já montados, utilizar o SSRS (SQL Server Reporting Services) para montar os relatórios e apresentar os dados para os “Gerentes” e “Diretores”. rss

Bom, o diagrama da minha loja de musica é esse abaixo:

MER

Ainda vou criar as tabelas, colocando uma ou duas em cada SGBD e depois fazer um programinha para popular centenas de valores em cada uma das tabelas, só pra gerar massa de dados.

Sobre Diego Nogare 344 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.