10 razões pra usar Azure em aplições na nuvem

Fala galera, antes de me xingarem e falarem que este post é plágio, não é! Eu traduzi e resumi o post original de Debra Littlejohn Shinder, que está aqui: http://blogs.techrepublic.com.com/10things/?p=1282

Como é um resumo, vou direto pras partes que me interessou mais, mas isso não significa que o texto original não deve ser lido. (Meus comentários estão entre parenteses e em itálico)

1) Familiaridade com Windows

O Azure é baseado em Windows (os datacenters estão preparados com Windows Server 2008 R2 de 64bits) e é possível escrever aplicações com a mesma linguagem que utilizamos normalmente, VB .Net / C# / C++ / etc. Sem contar que podemos também utilizar as tecnologias já conhecidas como WinForms e ASP .Net, integrados com o Visual Studio. É muito simples criar uma versão “na nuvem” de uma aplicação WinForms já existente.

2) VMs de 64 bits

Cada aplicação que está no Azure, roda em uma VM do Windows 2008 Server R2 de 64bits e não é preciso se preocupar com questões de infra. Permissões/autorizações são baseadas em Web Roles ou Worker Role, garantindo transparência das VMs. Nossas preocupações são somente com o software, o hardware é problema deles!

3) Azure SDK

Está disponível o SDK (software development kit) do Azure, pra gerar um ambiente “na nuvem” localmente em seu computador. Esse kit tem o nome de Azure Development Fabric, e inclui algumas features do Azure.

4) Escalabilidade e Flexibilidade

Usando Azure, fica facil de criar aplicações pra 10, 10.000 ou 10.000.000 de usuários sem precisar códigos adicionais. O armazenamento provê escalabilidade, segurança e performance eficiente com serviços na nuvem.

Depois de criar uma aplicação, é possivel especificar a quantidade de processadores que a aplicação irá utilizar, pra aumentar o hardware necessário na sua aplicação é facil, basta solicitar (e pagar, é claro!). Com isso, você paga somente o que precisa mesmo, sem precisar pagar por recursos que não são utilizados.

5) Custo benefício e modelo de precificação

Comparando o conceito de recursos na Nuvem com o que temos “on-premises” (nosso parque de servidores local), o custo da Nuvem é bem reduzido. Tanto o hardware (que fica obsoleto) quanto o profissional de TI serão de responsabilidades da Microsoft, visto que estão “off-premises” (na Nuvem).

A precificação do Azure é baseada em consumo. Podendo ser cobrado os serviços por horas ou serviços por mês, com base nas instâncias que contratamos do Azure.

6) Datacenter na Nuvem

O SQL Azure provê organização com todos os benefícios que dados empresariais precisam, sem dor de cabeça. É oferecido serviços de redundância de dados e alta disponibilidade, com failover automático. Não é preciso se preocupar mais com backups, o SQL Azure faz isso pra você.

Em poucas palavras, o SQL Azure é um SQL Server comum (com tabelas, indices e views), mas rodando sobre uma plataforma de multiplos computadores para dar maior flexibilidade.

7) Recursos de suporte

Como o Azure usa a familiaridade das ferramentas e tecnologias como os outros Windows usam, você terá vantagem em uma estrutura de suporte bem estabilizada com a Microsoft e seus parceiros.

8) Interoperabilidade

Com o Azure, é possivel desenvolver sistemas hibridos entre seu parque on-premises e computação nas nuvens, como SQL Azure e serviços de armazenamento. A comunicação funciona bem entre estes dois ambientes, como funciona uma comunicação mobile (super tranquilo!).

O Azure dá suporte à padrões abertos e protocolos de internet como o HTTP, XML, SOAP e REST. Já existem SDKs para outras plataformas como Java, PHP e Ruby, aplicativos desenvolvidos em outras linguagens e até um Azure para Eclipse!

9) Segurança

Sabemos que segurança é uma das maiores preocupações das empresas ao considerar a movientação de suas informações pra Nuvem, a Microsoft criou o Azure com segurança em mente. o .NET Access Controle Service permite integração das identificações, o Security Assertion Markup Language troca mensagens que são usadas nas aplicações para quando é pra permitir acesso. A Microsoft desenhou um framework que se adequa às principais normas reguladoras de segurança.

10) Algo pra todos nós

O Windows Azure beneficía diversos segmentos de trabalhos, como ISVs, integradores de sistemas, e desenvolvedores de software. Empresas que vendem serviços podem expandir seus trabalhos para clientes que não possuem ainda uma infra-estrutura montada, e que não tenham investimento pra montagem desta área de infra local. ISVs podem desenvolver, publicar e gerenciar aplicações Web e/ou SaaS (Software as a Service – Software como serviço) aumentando seu capital.

Sobre Diego Nogare 347 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.