Services Packs do SQL Server

Fala galera, vou deixar aqui uma dica bem valiosa, que não vejo muito bem aplicada nesse brasilzão a fora!

Os Services Packs já são nossos conhecidos a muito tempo quando falamos de Sistemas Operacionais. Eles são pacotes de correções que juntam várias soluções de probleminhas encontrados no software (ligados à vulnerabilidade, segurança, performance, etc) e em algumas vezes implementam novas features.

O Windows NT é um caso bem conhecido com relação aos SP, tendo, se não me engano, 6 Services Packs. O Windows XP teve, também se não me engano, 3 ou 4 SP publicados. Nós como “usuários” temos o costume de atualizar nosso Windows com os ultimos Services Packs que são lançados. E quanto nós como “DBAs” ou “DEVs” de banco, estamos fazendo nossa lição de casa?! Estamos deixando nossos dados seguros atualizando o nosso SGBD?!

Resolvi montar este post porque acompanho diversos projetos em clientes e vejo que nem todos tem os Services Packs de banco atualizado. Os de Windows normalmente estão bem em dia, mas os de banco raramente estão atualizados. Isso é bem comum nos clientes que visito…

É muito importante que esses pacotes estejam instalados, eles corrigem diversos problemas que foram relatados por outras empresas e que a Microsoft corrigiu em seus Hotfix e chamados. Para facilitar a instalação de todos estas correções, são gerados esses Services Packs englobando todas as chamadas e hotfix. 🙂

Uma forma rápida pra saber se o seu SQL Server está, ou não, atualizado é executar o código: select @@version que mostra a versão do engine do banco que está sendo utilizado e também qual é a versão do SP que tem instalado.

Abaixo vou postar os links pra downloads dos pacotes publicados até hoje. Sugiro a atualização do seu ambiente, pra diminuição de possíveis problemas.

SQL Server 2005 – Service Pack 1 (Abril/2006)

SQL Server 2005 – Service Pack 2 (Julho/2007)

SQL Server 2005 – Service Pack 3 (Dezembro/2008)

SQL Server 2008 – Service Pack 1 (Agosto/2009)

Hah, antes que alguém reclame, os SP são gratuitos! rss

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.