Porque eu prefiro o SQL Server ao Oracle?!

Fala galera, a algum tempo venho perguntando à alguns conhecidos qual seria a melhor ferramenta pra se estressar trabalhar com Oracle. Depois de tweets e conversas de MSN, as mais sugeridas foram PL/SQL e TOAD.

Destas duas ferramentas que utilizei pra me adaptar ao Oracle, a que mais gostei foi o PL/SQL, um ambiente sério e rápido pra se trabalhar. Quem for trabalhar com Oracle e já estiver acostumado com o SSMS esta é a minha sugestão.

O Toad, por sua vez foi indicado até por um amigo que trabalha no suporte da Oracle Brasil. Ele disse que a maioria dos funcionários da Oracle utilizam o Toad por ser uma ferramenta free. Esse assunto de ferramenta free não vem ao caso, até porque a Microsoft também tem o SQL Server Express, e o ambiente de gerenciamento também é gratuito (versão Express).

O PL/SQL apesar de ser melhor que o Toad pra se trabalhar, não é uma ferramenta que eu colocaria como default na minha empresa, pensando em alguns problemas que poderiam acontecer com relação à acesso ao engine do banco. Porque eu digo isso?! Estou usando uma versão Trial do PL/SQL e a licença venceu a alguns dias, os funcionarios aqui do cliente já utilizaram o PL/SQL no passado e me falaram que a “solução pra esse problema” é voltar a data do calendário do Windows pra alguns dias atrás da expiração. Depois que abrir a ferramenta, é só ajustar o relógio do Windows novamente pra data de hoje e trabalhar o dia inteiro. Eu decidi verificar e é verdade, realmente abre a ferramenta sem nenhum problema.

Esta tela abaixo é a tela que solicita a licença de uso da ferramenta.

PL-SQL

Após eu fechar a solicitação da licença e voltar a data do Windows alguns dias atrás da expiração, eu já posso acessar normalmente.

PL-SQL 1

Bom, se a empresa que fornece o PL/SQL não gerencia de forma eficiente o licenciamento de sua ferramenta, o que será que eles fazem com relação à segurança dos dados e vulnerabilidade ?! Este é o ponto que me deixou incomodado com o PL, mas de resto, uma ótima ferramenta.

Agora analisando a outra sugestão, o Toad! Apesar das recomendações, não consigo enxergar o Toad como uma ferramenta séria e profissional. Navegando em suas funcionalidades é bem completo, mas muito pouco usual!

Vejam as coisas bizarras que encontrei, e então nunca mais abri pra trabalhar (só pra pegar essas imagens e fazer o post).

Na imagem abaixo, vejam o canto inferior esquerdo, tem o Tool Tip “Explain Plan”. Ele é o texto que aparece ao parar o mouse sobre o ícone da ambulância. Isso mesmo, Ambulância!

Toad

Uma outra coisa esquisita que encontrei foi ao clicar no ícone do Script Manager, depois da ambulância eu já esperava pra minha surpresa, a lista estava vazia.

Toad 1

Depois de ver essas duas coisas do Toad, não consigo classificar essa ferramenta como uma ferramenta de verdade. Pode até ser boa, mas não é nem um pouco séria. Eu usava ícones de ambulância e de vasos sanitários quando estava no colégio técnico a vários anos atrás, rs!

O que esse desabafo tem a ver com o título do post? Eu queria uma ferramenta como o SQL Server Management Studio pra eu trabalhar com Oracle. O SQL Server é muito mais pratico e rapido de se trabalhar e resolver problemas que o Oracle, e eu acredito que isso se deva à suas ferramentas de trabalho. O Oracle é um DBMS parrudo, tão bom quanto o SQL Server, mas não tem uma ferramenta de gerenciamento que seja segura e confiável, que chegue à altura de seu engine!

Agora que a minha versão do PL/SQL expirou, e aqui no cliente o padrão pra se trabalhar é o Toad, o que eu faço? Preciso de sugestões pra trabalhar com o Oracle em um ambiente “de verdade”…

Sobre Diego Nogare 344 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.