Ferramenta pra sincronismo de DB

Fiquei sabendo ontem que a Perpetuum Software, uma grande empresa de componentes para desenvolvimento em .Net, lançou um novo produto que diz respeito diretamente à nós, apaixonados por SQL Server.

Dando uma lida rápida no descritivo que estava no site, deu pra ter uma idéia do poder do componente, que é pra programação (e não pro SQL Server). Ainda não testei, mas já baixei a versão trial (~6.5MB) pra fazer alguns testes e assim que eu concluir, vou colocar o resultado aqui no blog.

SQLBasicamente, o componente faz um trabalho de sincronismo dos dados através de métodos que estão encapsulados em seu código. De forma rapida e direta, o desenvolvedor chama 1 ou 2 métodos e consegue sincronizar, através de programação, seus bancos de dados entre Produção e Teste/QA ou redundância. O destino neste momento não importa, o que é bem bacana é a possibilidade de realizarmos essa transferência de dados/estrutura entre os servidores. Outra coisa que achei interessante, mas não sei se entendi direito, é a possibilidade de criar objetos programáticos e alterar a estrutura do DB por este objeto de negócios, se isso ocorrer, seria ótimo do ponto de vista de agilidade de desenvolvimento, mas os DBAs de plantão odiariam perder o controle estrutural do banco.

Outro ponto que achei bem interessante, é a forma do sincronismo rolar através de arquivos XML, que podem ser gerados através de várias origens (WinForms, ASP .Net, Console, etc). Se entendi direito, também é possivel. Hah, é compativel com LINQ, pra quem é fã, parece ser uma mão na roda. 😉

Resumidamente, o componente faz isso, e sincroniza bases do SQL Server 2005 e 2008, utilizando o .Net Framework 2.0 ou 3.5.

Para mais informações, acesse a materia aqui.

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.