Como foi a entrevista para conseguir o visto para EUA

Fala Galera, a idéia deste post é complementar o post sobre como conseguir o visto para os Estados Unidos. Só que agora falando sobre a entrevista.

Minha entrevista estava marcada para as 10h46 (é isso mesmo, 10h46!) e eu cheguei umas 8hs da manhã. Só pra entrar no consulado peguei uma fila de aproximadamente 1 hora. Ai [imbecil] pensei que já iria falar com o cara e ir embora. Engano meu, essa era a fila para entrar no consulado, só para passar no detector de metais! Quando ví, tinha um mar de gente lá dentro do consulado, no mínimo umas 400 pessoas na minha frente.

Depois de entrar, peguei uma fila para pegar a senha e fazer uma pré-entrevista. Neste momento, é necessário estar com o passaporte e as taxas pagas já separadas, que são entregues neste primeiro momento. Com a senha em mãos, aguardei vários minutos em uma outra fila para pegarem as minhas impressões digitais. Depois disso foi mais 1 hora para fazer a entrevista final com o cônsul. Nesta entrevista final, é onde são apresentados os documentos ou motivos que você quer ir para os States.

O cônsul geralmente é gringo e fala um português intendível. Ele perguntou qual era o motivo da viagem, eu expliquei que era para o MVP Summit da Microsoft e mostrei a carta da MS sobre o evento. Ele olhou a carta e perguntou se eu tinha algum comprovante de coisas que eu tenho no Brasil, e que me fariam voltar. Neste momento, me deu um frio na barriga [idiota]. O cônsul pegou todos os papéis que eu entreguei e não fez questão nenhuma de olhar nem o primeiro. Ele folheou os papéis, me devolveu e pegou um papel no guichê, rabiscou e me disse:

– Vá até o ultimo guichê e pague a taxa. Seu visto foi aceito!

Nesta hora, pensei em xingar até as próximas quatro gerações do cônsul, que fez eu correr atrás de vários documentos e nem teve o trabalho de olhar… Mas pensei direito e veio na minha mente “Melhor assim!”.

Fui até o ultimo guichê e paguei a taxa de US$60.00, voltei até o cônsul e mostrei o comprovante de pagamento pra ele… Depois disso, foi pagar o valor do Sedex (que só aceita pagamento em dinheiro vivo, não aceita cartão nem cheque). Estou esperando os 6 dias que pedem para chegar o passaporte com o visto aqui em casa… Agora é preparar o itinerário e viajar para a terra do Tio Sam!

Sobre Diego Nogare 347 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.