Aumentar o tamanho do HD sem precisar formatar

Fala Galera, esta é a minha primeira publicação útil de nível internacional. (Tá bom, eu sei, não é de nível internacional é só em terras internacionais! rs)

Bom, vamos ao que interessa. Não sei se é do conhecimento de todos, mas no Windows Vista Ultimate tem uma ferramenta sensacional para estender e diminuir o volume do HD. O processo é simples, é praticamente igual ao que o Partition Magic faz, a diferença é que este é nativo do Windows. 🙂

A ferramenta é intuitiva, e nos ajuda bastante quando o espaço do drive C: está indo pro saco. No meu caso, eu comprei um HD externo pra colocar meus backups e então estendi o C da maquina para o tamanho maximo do HD interno. Vejam o processo como foi:

A ferramenta está dentro do Painel de Controle >> Ferramentas Administrativas. Se chama Gerenciador do Computador. Pô Nogare, essa ferramenta já existia a alguns anos! Sim, o Gerenciamento do Computador existe à vários anos, mas essa possibilidade de estender o HD sem precisar formatar os discos e usar o FDISK do disco de inicialização do MS DOS é de agora, do Windows Vista.

1

Fig 1)  Abrindo o Gerenciador do Computador e vendo os discos existentes.

 

2

Fig 2) Abrindo o Windows Explorer e vendo os discos existentes. Hhhhóóóó são os mesmos… É magica!

3

Fig 3) No Gerenciador, clica com o botão direito no HD que servirá de espaço livre para o outro estender, e vá para a opção Excluir Volume.

4

Fig 4) Quando o processo terminar, o disco ficará verde, informando que é um espaço livre.

5

Fig 5) Após esta exclusão de volume, precisamos agora excluir a partição. Para isso, volte a clicar com o botão direito do mouse no disco que está livre e vá para Excluir Partição.

6

Fig 6) Depois de excluir a partição, ela foi pro lado negro da força e ficou perdida no limbo. Não dá pra usar em nenhum lugar (não ainda, rs). Ela ficará como Não Alocada.

7

Fig 7) Agora que temos essa quantidade grande de espaço no limbo, vamos resgatá-la. Para isso, vamos até o drive que receberá estes dados e será estendido e clicamos com o botão direito, em seguida apontamos o mouse para Estender Volume. Um wizard vai se abrir.

8

Fig 8) A segunda tela do wizard mostra quais são os espaços que não estão alocados pra ninguém, e que podem ser utilizados para estender o volume selecionado. Vamos selecionar os 44GB que liberamos e clicar em avançar.

9

Fig 9) A ultima tela do wizard mostra o que você selecionou e aguarda sua confirmação do processo. Se clicar em Concluir você vai estender seu drive C: por mais 44GB.

10

Fig 10) Após concluir a expanção, o drive fica com todo o espaço que havia sido deixado de lado.

11

Fig 11) Comprovando a expansão do HD, se abrir o Windows Explorer não haverão mais dois drives e sim um único com todo o espaço que tinhamos.

Sobre Diego Nogare 346 Artigos
Diego Nogare é Gerente Técnico de Engenharia de Machine Learning no Itaú-Unibanco. Também é professor em programas de pós graduação no Mackenzie e na FIAP, em São Paulo. Foi nomeado como Microsoft MVP por 11 anos seguidos, e hoje faz parte do programa Microsoft Regional Director.